O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZANDO O APLICATIVO KAHOOT

  • DANIELA FERNANDA DE FREITAS Faculdade Santo Agostinho Montes Claros-MG
  • Flávio Junior Barbosa Figueiredo Faculdade Santo Agostinho
  • Talita Antunes Guimarães Faculdade Santo Agostinho

Resumo

A tecnologia da informação e comunicação utilizada neste relato foi a gamificação. A gamificação – do inglês gamification, é o uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, normalmente não relacionados a jogos. Uma das ferramentas empregada em nossa instituição no contexto tecnológico e pedagógico foi à utilização do quiz online e gratuito Kahoot com o objetivo de verificar o processo de ensino e aprendizado via atividade remota. Para isso, a utilização do Kahoot foi realizada durante as aulas síncronas nos cursos de saúde (farmácia, enfermagem, fisioterapia e psicologia) utilizando o Google Meet como recurso para mediação do tema com os alunos. Foi estabelecido o período de um dia após administração do conteúdo para a revisão do mesmo empregando o Kahoot. As questões foram previamente elaboradas e o quiz foi aplicado. Como resultado foi observado maior engajamento por parte dos alunos em relação ao estudo do conteúdo devido o componente competitivo e divertido atribuído ao uso do quis, o que gerou emoção ou significado tornando o aprendizado mais leve e eficaz.

Publicado
2020-12-18
Seção
Relato de Experiência